Estatística descritiva

Variáveis categóricas

Os dados apresentados nos exemplos deste capítulo constam da base de dados alchool.sav. Estes dados referem-se a um estudo de consumo de alcoól e consumo de tabaco durante a gravidez como factores de risco para o feto. 

Variáveis nominais

Uma forma simples de sumariar variáveis nominais é contar o número de indivíduos em cada categoria.  Esta contagem é designada por frequência de uma categoria.  A variável pode então ser descrita numa tabela de frequências, onde são indicadas as categorias da variável e as respectivas frequências.  Pode ser ainda acrescentada à tabela as frequências expressas em forma de percentagem.

Tabela 1 - Distribuição de 489 nascimentos por hospital

A tabela 1, refere-se á distribuição de 489 recém nascidos por Hospital.  Da tabela observa-se, por exemplo, que 195 dos recém nascidos nasceram no Hospital B e que 33% nasceram no Hospital C.

(Como obter uma tabela de frequências no SPSS?)


Figura 1

Outra forma de apresentar as frequências é usar um gráfico de barras como na figura 2.1. Cada barra representa a frequência de cada categoria. No caso das variáveis nominais as categorias podem ser apresentadas por qualquer ordem. No gráfico da figura 2.1, referente à tabela 1, optou-se por apresentar as categorias por ordem decrescente de frequência.

(Como obter um gráfico de barras no SPSS?)

 


Figura 2

Para este tipo de variáveis também se costuma usar um gráfico circular. O círculo representa os 100% dos indivíduos e cada 'fatia' é proporcional à frequência de cada categoria. Na figura 2 pode-se observar que o Hospital B tem mais recém nascidos que o Hospital A e C.

(Como obter um gráfico circular no SPSS?)

 

Variáveis ordinais

A forma de sumariar variáveis ordinais é semelhante à das variáveis nominais, ainda que não se possa alterar a ordem das categorias uma vez que estas têm uma ordem própria. A tabela de frequências em baixo (tabela 2) apresenta a escolaridade das mães dos 489 recém-nascidos. Nesta tabela inclui-se também uma coluna com a percentagem acumulada, que indica soma da percentagem da categoria respectiva com as percentagens das categorias anteriores.

Tabela 2 - Distribuição do grau de escolaridade das mães de 489 recém nascidos

Da tabela 2 pode-se então observar que 6% das mães (28 mães) não tiveram educação formal e que 63% tiveram menos que a escola secundária, isto é, 6% sem educação formal mais 57% com a escola primária.