Todo e qualquer instrumento que seja utilizado com o intuito de colher informação para o estudo cabe dentro da definição de instrumento para a recolha de dados, sendo assim incluídos dentro desta designação, por exemplo, os registos de observações, os questionários, a calendarização das entrevistas ou os guias do entrevistador. A criação de instrumentos para a colheita de dados é a primeira tarefa prática a ser executada num estudo.
É necessário decidir o modo como se irá fazer a colheita de dados e construir, então, os instrumentos necessários à sua execução.
Se pensa fazer a colheita de dados especificamente para o estudo, isto é, utilizar dados primários, é necessário construir instrumentos ou seleccionar instrumentos já construídos por outros investigadores que permitam a colheita dos mesmos. É importante, neste contexto, ter os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de instrumentos, assim como, conhecer os conceitos de validade e precisão aplicados aos mesmos.
Se pensa utilizar dados secundários (informação previamente colhida com outros propósitos) devem desenvolver-se instrumentos que permitam a extracção dos dados pretendidos a partir das suas fontes originais.